sexta-feira, 1 de abril de 2011
Humanoid: a proposta da Canonical para dispositivos móveis
Na última conferência, a Canonical, empresa responsável pela distribuição Ubuntu Linux, anunciou que vai entrar no mercado de Sistemas Operacionais para dispositivos móveis, concorrendo com o iOS, o Windows Phone e, mais diretamente, com o Android. Na ocasião, Mark Shuttleworth declarou sua insatisfação com o Android. “Não é um sistema amigável o bastante. O Google investiu muito, mas eles tentam fazer as coisas do jeito deles, não ouvem os outros. Dessa forma, terminaram incorrendo em decisões de projeto não muito felizes.”
Shuttleworth, o Android peca desde o início, nas tecnologias que adotou. “O Humanoid já está sendo desenvolvido em C++, utilizando como base o AGTK, uma simplificação que fizemos do GTK+ especialmente para isso. O C++ será utilizado como linguagem principal e utilizaremos um sistema de empacotamento baseado no deb”. A que aparece nas siglas dos subprojetos do Humanoid é uma referência ao Ayatana, projeto que engloba o Unity, a nova interface do Ubuntu. O Unity, a propósito, ganha uma versão modificada para se tornar o coração do Humanoid.
Eles prometem divulgar a API e liberar o Humanoid no dia 28 de abril, junto com o lançamento do Ubuntu 11.04. Já foi revelada a existência de contratos com alguns fabricantes (até o momento, já foram citadas a Motorola e a Palm) prometendo lançamento de produtos com o novo SO ainda em dezembro deste ano.
será uma resposta ao interesse da google fechar o código do Android ?
Fonte Br-linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário