Após a Oracle devolver o OpenOffice à comunidade, uma dúvida pairou no ar: e o LibreOffice? Mas parece que o LibreOffice e o OpenOffice continuarão a seguir em frente separadamente. Atualmente, não existe um plano para fundir os dois projetos novamente, e o LibreOffice não será renomeado pela quarta vez, segundo um vago comunicado da "The Document Foundation":
O desenvolvimento da comunidade TDF e do LibreOffice está seguindo em frente como planejado, e estamos sempre dispostos a incluir novos membros e parceiros. Nós vamos fornecer as informações que pudermos com o progresso da situação. No momento, estamos envidando todos os esforços para oferecer uma transição tranquila para o projeto.
Além disso, a fundação aproveitou para se reforçar sua definição:
A TDF: é uma fundação meritocrática, independente e de autogoverno, criada por líderes da comunidade OpenOffice.org; continua desenvolvendo sobre o fundamento dos dez anos de trabalho dedicados pela comunidade OpenOffice.org; foi criada na crença de que a cultura nascida de uma fundação independente traz o melhor em colaboradores e oferece o melhor software para o mercado.
Vale lembrar que o "renomeado pela quarta vez" citado no início da notícia faz referência ao fato de que em suma a suíte já possuiu três nomes: StarOffice, OpenOffice e agora LibreOffice. É importante ressaltar que, "em setembro de 2010, o pessoal por trás do projeto OpenOffice.org basicamente se separou da Oracle, culminando na The Document Foundation, que criou um fork do OpenOffice chamado LibreOffice".
Semana passada, "a Oracle anunciou sua intenção de passar o OpenOffice.org para um projeto de código aberto baseado totalmente na comunidade, deixando de oferecer uma versão comercial da suíte. A Oracle se tornou a principal desenvolvedora do OpenOffice quando adquiriu a Sun Microsystems, ano passado."
Fonte: Hardware

Nenhum comentário:
Postar um comentário