segunda-feira, 4 de abril de 2011

AMD: GlobalFoundries precisa melhorar seu processo de 32nm


A AMD modificou o acordo com a GlobalFoundries para a fabricação dos seus processadores. O novo acordo deverá incentivar a GlobalFoundries a melhorar o seu processo de 32nm, pois o futuro dos processadores Bulldozer e Llano depende disso.

No final de 2008, a AMD se desfez das suas fábricas que foram colocadas sob o controle de uma nova companhia, a GlobalFoundries. Depois disso, a AMD se tornou o maior cliente da “GloFo”: todos os seus Phenom, Athlon, Sempron e Turion saíram de lá. A GloFo também deverá fabricar os futuros Bulldozer e Llano. No entanto, em agosto de 2010, a AMD divulgou que os rendimentos atingidos pela GlobalFoundries eram insatisfatórios. Isso forçou a AMD a adiar o lançamento das APUs Llano e antecipar o lançamento das APUs Ontário (os famosos Zacate que dentro de algum tempo deverão acabar com o domínio do Atom da Intel nos netbooks). Os Ontário são fabricados pela TSMC no processo de 40nm.

E agora, em 2011, a AMD resolveu mudar a forma como ela paga a GlobalFoundries. A AMD se comprometeu a comprar um número pré-determinado de wafers em 45 nm e 32 nm da GloFo. O preço dos wafers de 45nm é fixo, enquanto que o preço dos 32nm será determinado em função da taxa de bons chips gravados, ou seja, a companhia deixará de pagar pelos chips defeituosos. Além disso, a AMD pagará a GloFo um bônus trimestral se a GloFo conseguir atingir seus objetivos de capacidade de produção. No geral, a AMD deverá pagar a GloFo entre 1,1 e 1,5 bilhão de dólares por seus wafers em 2011 e entre 1,5 e 1,9 bilhões de dólares em 2012.

Paralelamente, a AMD anunciou uma receita de 492 milhões de dólares oriunda da sua participação no capital da GloFo devido a compra da Chartered Semiconductor pela GloFo.

Fonte: Forumpcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário